O número de casos de dengue registrados em Belo Horizonte chama a atenção.
O balanço da SMS mostra um salto considerável em comparação com o balanço de um mês e meio atrás, que registrou 4.851 casos. Em média, nesses 42 dias, 158 pessoas foram contaminadas por dia na capital. Se analisadas as últimas duas semanas, em que Belo Horizonte tinha registrado 9.567 casos, a média cai para aproximadamente 138 confirmações diárias.
O estudo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), também do último dia 03 deste mês, apresentava 81.304 registros de pessoas infectadas pela doença em 2015. O balanço correspondia a cerca de 442 casos por dia.
Em abril deste ano foram registrados 30.193 casos, maio 17.844 e junho 1.874. Segundo a pasta, os casos tendem a diminuir nos próximos meses por causa da estiagem comum nesta época do ano. Entre os meses de novembro e maio, historicamente se tem a maior concentração no número de pacientes infectados por dengue em função das condições climáticas favoráveis.
Em Belo Horizonte, a regional com o maior número de casos é o Barreiro, com 2.417 confirmações, seguida pelas regionais e Norte (2.190) e Noroeste (2.189).
Novo balanço estadual
Ainda na noite desta sexta-feira, a SES divulgou um novo balanço de confirmações de dengue no estado. Até o momento, foram registrados 94.400 casos da doença em Minas. Os dados representam o terceiro maior registro, considerando os sete primeiros meses, dos últimos oito anos. Somente em 2010 e 2013, foram registrados mais casos da doença até o m~es de julho.
De acordo com a secretaria estadual, o salto reflete uma nova metodologia de divulgação, adequada à utilizada pelo Ministério da Saúde. Na análise, engloba-se também a quantidade de casos suspeitos até o período. No estudo municipal, o total não contabiliza os casos pendentes que, conforme o boletim somam 7.744 confirmações.
.