O número de casos de dengue registrados em Belo Horizonte chama a atenção. Segundo balanço divulgado nesta sexta-feira pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento, foram confirmados 11.495 casos da doença na capital. Os números não apresentaram os mesmos índices de queda demonstrados no estado e dos dados históricos de diminuição por causa da estiagem comum a esta época do ano.
O estudo da Secretaria Estadual de Saúde (SES), também do último dia 03 deste mês, apresentava 81.304 registros de pessoas infectadas pela doença em 2015. O balanço correspondia a cerca de 442 casos por dia.
Em abril deste ano foram registrados 30.193 casos, maio 17.844 e junho 1.874. Segundo a pasta, os casos tendem a diminuir nos próximos meses por causa da estiagem comum nesta época do ano. Entre os meses de novembro e maio, historicamente se tem a maior concentração no número de pacientes infectados por dengue em função das condições climáticas favoráveis.
Em Belo Horizonte, a regional com o maior número de casos é o Barreiro, com 2.417 confirmações, seguida pelas regionais e Norte (2.190) e Noroeste (2.189). Até o momento, ainda estão pendentes 7.744 casos de infecção por dengue na capital.
Novo balanço estadual
Ainda na noite desta sexta-feira, a SES divulgou um novo balanço de confirmações de dengue no estado. Até o momento, foram registrados 94.400 casos da doença em Minas. Os dados representam o terceiro maior registro, considerando os sete primeiros meses, dos últimos oito anos. Somente em 2010 e 2013, foram registrados mais casos da doença até o m~es de julho.
De acordo com a secretaria estadual, o salto reflete uma nova metodologia de divulgação, adequada à utilizada pelo Ministério da Saúde. Na análise, engloba-se também a quantidade de casos suspeitos até o período. No estudo municipal, o total não contabiliza os casos pendentes que, conforme o boletim somam 7.744 confirmações.