De acordo com o motorista, quando ele estava estava manobrando, aproximadamente às quatro da manhã, três indivíduos se aproximaram, sendo que dois deles subiram no ônibus portando um galão com uma substância parecida com álcool, que já se encontrava próximo ao ônibus. Eles pediram para que o motorista e o cobrador saíssem e atearam fogo no coletivo. Segundo a PM, há uma câmera em um poste perto de onde tudo ocorreu, de uma empresa de Ibirité. As imagens feitas foram entregues a perícia que estava no local junto com o Corpo de Bombeiros. Os suspeitos fugiram.
Mais cedo, ainda na madrugada, outro ônibus também foi incendiado, dessa vez na Rodovia MG 040, próximo ao quilômetro 33, Bairro Jardim Vera Cruz.
A Polícia Militar acredita que os dois crimes possam ter sido motivados pela morte de um homem, que ocorreu na noite de sexta-feira no bairro Brasília. O crime ocorreu na Avenida Israel Pinheiro, 735, Bairro Brasília, em Sarzedo. A vítima, Bruno Soares, 23, estava no carro, Fiat Ideia vermelho junto com sua esposa e sua sogra quando um outro carro na cor prata colidiu em sua traseira. Segundo a testemunha, após a colisão, Bruno saiu para averiguar o que tinha ocorrido e, nesse momento foi abordado por dois homens que pediram que ele entregasse carro. As mulheres não souberam informar se houve alguma discussão entre eles. Bruno foi baleado várias vezes, principalmente na região da cabeça e tórax. Os suspeitos fugiram e não foram identificados..