A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) foi isolada nesta terça-feira. A medida foi tomada depois que a direção da unidade de saúde detectou que seis pacientes contraíram uma superbactéria a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC).
Leia Mais
Teste que avaliará contágio por superbactéria no Vila da Serra fica pronto em 45 diasHospital Vila da Serra confirma superbactéria em paciente isolado na UTIHospital Vila da Serra investiga superbactériaMPF tenta impedir que UTI coronariana seja fechada por falta de recursos em UberlândiaHospital de Clínicas de Uberlândia libera 21 leitos de UTI que foram contaminados por superbactériaUberlândia decreta emergência na saúde após contaminação por superbactéria em hospitalVigilância Sanitária de Uberlândia investiga superbactéria no Hospital das ClínicasEm Minas Gerais, três pessoas morreram contaminadas pela KPC entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, no Hospital Aroldo Tourinho, de Montes Claros, Norte do estado. No ano passado, o Hospital Vila da Serra também teve pacientes contaminados.
De acordo com a HC-UFU, a contaminação por superbactéria está dificultando o funcionamento do Pronto-Socorro (PS) da unidade. Devido ao problema, os pacientes em estado grave não podem ser transferidos para a UTI, o que vem acarretando em superlotação do PS. Para evitar transtornos, a unidade enviou um comunicado para o Corpo de Bombeiros e as autoridades locais para evitar a transferência de pacientes em estado que requer cuidado ao hospital. .