A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU) foi isolada nesta terça-feira. A medida foi tomada depois que a direção da unidade de saúde detectou que seis pacientes contraíram uma superbactéria a Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase (KPC).
Em Minas Gerais, três pessoas morreram contaminadas pela KPC entre novembro de 2013 e janeiro de 2014, no Hospital Aroldo Tourinho, de Montes Claros, Norte do estado. No ano passado, o Hospital Vila da Serra também teve pacientes contaminados. Em 2012, o surto da superbactéria no Hospital Regional de Betim levou ao fechamento da unidade para internações. Pacientes infectados foram transferidos para outros hospitais.
De acordo com a HC-UFU, a contaminação por superbactéria está dificultando o funcionamento do Pronto-Socorro (PS) da unidade. Devido ao problema, os pacientes em estado grave não podem ser transferidos para a UTI, o que vem acarretando em superlotação do PS. Para evitar transtornos, a unidade enviou um comunicado para o Corpo de Bombeiros e as autoridades locais para evitar a transferência de pacientes em estado que requer cuidado ao hospital.