Jornal Estado de Minas

Seds anuncia ação conjunta com PM e Polícia Civil para combater casos de roubo

A divulgação de dados que mostram que o crescimento do número de roubos em Minas levou a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) a anunciar medidas para combater esse tipo de crime. O estado regitrou um aumento de 17% dessas ocorrências no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período do ano anterior. A estratégia da Seds passa pela compra de viaturas e reconvocação de policiais militares que estão inativos.

De acordo com a Seds, a medida, pensada em conjunto com a Polícia Militar e Polícia Civil, será viabilizada pela aprovação do aumento de 45% sobre os recursos destinados a esses casos. O secretário de estado de Defesa Social, Bernardo Santana, disse que a abertura de um concurso para a Polícia Militar também irá reforçar o combate à criminalidade. "Em sete meses de governo tivemos que enfrentar vários óbices administrativos, como a falta de incentivo para a reconvocação, o que já foi resolvido, e a montagem do processo de aquisição de viaturas", disse.

Em relação à queda do número de registros em oito das nove naturezas de crimes violentos, especialmente dos homicídios, o secretário disse que certamente esse resultado positivo se deve a uma atuação mais intensa das forças de segurança do estado..