Em mais uma resposta ao avanço do serviço de transporte pelo aplicativo Uber, os taxistas da Região Metropolitana de Belo Horizonte anunciam um protesto nesta sexta-feira, na capital. A manifestação está prevista para as 10h, em frente à sede do sindicato que representa a categoria, no Bairro Ipiranga, Nordeste de BH.
DISPUTA NAS RUAS Nas últimas semanas, motoristas de táxi e condutores ligados ao Uber começaram a se estranhar em Belo Horizonte. Já foram registrados pelo menos quatro conflitos, mas a polícia não prendeu ninguém, apesar dos protestos dos taxistas e das queixas dos filiados ao aplicativo. Os taxistas resolveram fazer manifestações e acionar o Ministério Público e a Câmara Municipal.
Na semana passada, a plataforma de transporte lançou uma estratégia de marketing e ofereceu corridas gratuitas a passageiros durante parte do dia, na capital. Ação surtiu efeito. Das 11h às 18h, horário da "promoção", o sistema operacional ficou congestionado, não apenas na opção corrida grátis, mas também nas viagens comuns.
De acordo com a assessoria de imprensa do Uber, a situação ocorreu por causa do grande número de pessoas que procuraram o serviço, o que fez aumentar o tempo de espera. Faedda criticou a “promoção” do Uber e disse que a campanha configurou concorrência desleal.