As férias de julho entram na última semana, mas ainda dá tempo de torná-las inesquecíveis. Em Belo Horizonte, quem chegou de viagem e até aqueles que não deixaram a cidade, está descobrindo as praças e parques municipais, além de conferir os lançamentos nas salas de cinema e os bons espetáculos teatrais, que passam pela cidade. O trânsito calmo, praças e parques lotados no meio da semana e a disputa por assento das salas de cinema deixam a cidade com uma cara diferente.
E o perfil do Estado de Minas no Instagram (@EMImagem) convida quem gosta de fotografar os bons momentos de lazer e postar nas redes sociais a participar da campanha #EmFérias. Basta fotografar e postar suas fotos no Instagram com a hashtag #Emferias. As melhores fotos serão publicadas na edição digital do jornal, no próximo sábado. Além dos momentos de diversão, vale fotografar o trânsito tranquilo, as filas no cinema e nos parques e até a beleza capturada pelo olhar tranquilo de quem deu uma pausa na correria.
O casal de irmãos Paulo Roberto Pinheiro Júnior, de 26 anos, e Eliza Pinheiro, de 27, tem motivos especiais para aproveitar a última semana do mês. “Entrei de férias, mas não para viajar ou para me divertir. Eu e minha irmã estamos estudando para um concurso, no domingo. Depois de entregar a prova, aí sim, estarei de férias por uma semana”, comemora Paulo Roberto. Ele já faz planos de ir ao cinema, visitar parentes, enfim, fazer, em sete dias, tudo de que se privou para estudar.
O estudante Mohandas Marcos, de 12, já tem motivos de sobra para festejar essas férias. “Fui visitar parentes no Texas (Estados Unidos) e foi muito divertido. Mas as férias não acabaram e vim na casa de minha irmã e para a praça com meus sobrinhos”, contou, enquanto jogava bola no gramado de uma praça.
A turismóloga Mônica Mata, de 31, mesmo trabalhando em um período, diz que está vivendo em clima de férias com filha Luana, de 1 ano e 2 meses. Num dos brinquedos de uma praça, no Santa Efigênia, ela ensinava a menina a formar a palavra “galo” com as letras estampadas em um cubo. “Tenho aproveitado o tempo para visitar parentes e ir a parques e praças. Ainda tem mais uma semana tranquila e, no roteiro, quero incluir o zoológico, com certeza”, afirmou.
Um estado coberto de flores
Lançada pelo Estado de Minas no dia 18, a campanha Ipês de Minas floriu as redes sociais na última semana. A ação, que convidou os leitores do jornal a publicar no Instagram fotos da árvore genuinamente brasileira acompanhadas da hashtag #ipesdeminas, contou com cerca de 700 participantes. Os belo-horizontinos foram os mais entusiasmados, responsáveis por mais de 70% dos posts do concurso. Outras localidades, contudo, também marcaram presença na brincadeira, como Tiradentes, Congonhas, Lagoa Santa e até São Paulo. O grande galã da campanha foi o Ipê situado em frente ao Edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade, protagonista de mais de 300 cliques. As imagens mais curtidas foram publicadas na versão digital do Estado de Minas, num caderno especial. A publicação pode ser acessada, apenas por assinantes, por meio do aplicativo do EM Digital, na prateleira de suplementos, ou ainda pelo navegador, no endereço: digital.em.com.br