Jornal Estado de Minas

Mudanças no trânsito na Rua Curitiba confundem motoristas

- Foto: Arte/EMA Rua Curitiba, uma das principais do Centro de Belo Horizonte, está com o fluxo de trânsito alterado desde a madrugada desta terça-feira. As mudanças fazem parte da segunda fase do Mobicentro, projeto de intervenções na mobilidade promovido pela BHTrans para reduzir o conflito entre pedestres e veículos.

No primeiro dia das operações, houve confusão entre motoristas causada pelo desconhecimento e tumulto em razão das mudanças em andamento. Com as medidas da BHTrans, o atravessamento da Avenida Afonso Pena para quem seguia pela Rua dos Tupinambás não existe mais.

De acordo com a empresa, os transtornos são inevitáveis, pois é impossível parar a cidade e executar a obra de uma vez. A previsão é que todas as novas intervenções geométricas fiquem prontas em 15 dias.

Por outro lado, a principal vantagem das intervenções na Rua Curitiba é um tempo a menos no semáforo do cruzamento da Afonso Pena com a Rua São Paulo. Antes da alteração, havia três sinais e agora são dois.

ACESSO ALTERADO A partir de hoje, quem passar pela Rua Curitiba, no Hipercentro, não poderá acessá-la mais a partir da Avenida Afonso Pena, pois a via terá o sentido alterado no quarteirão que vai até a Rua dos Tupinambás. A mudança também implica alteração na própria Tupinambás, que não chegará mais à Afonso Pena direto, já que seu último quarteirão antes da avenida terá a mão invertida.

Aqueles que usam a Tupinambás direto para entrar à esquerda na Afonso Pena e seguir até a rodoviária não terão mais essa possibilidade. O caminho será sair da Tupinambás bem antes, na Olegário Maciel, e depois seguir pela Caetés, até o terminal. Quem quiser seguir pela Curitiba direto terá que ir até a Tupinambás para entrar à direita e logo depois à esquerda e então acessar a Curitiba.

Vídeos mostram as princiapis no trânsito do Centro



Mapa indica as mudanças na Região Central

.