Piloto e passageiros dos tuk tuks usam cinto de segurança abdominal. O veículo, que é homologado pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), tem capota e para-brisa e, por isso, dispensa o uso de capacete. No entanto, o cinto de segurança é obrigatório para condutor e passageiros. A carteira de habilitação deve ser na categoria A, a mesma para motocicleta. Em BH, o serviço oferece exibição de vídeos durante a viagem, mostrando pontos turísticos da cidade, e música. “Outra vantagem do tuk tuk é que nós andamos bem devagar. No máximo, a 30km/h”, reforça o português Caetano Souza.
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) informou que triciclos emplacados têm permissão para circular em vias públicas, mas precisam de credenciamento do município para o transporte remunerado de passageiros. Na capital, são 529 triciclos emplacados pelo Detran-MG, mas apenas para transportar cargas e de uso particular.
A BHTrans informou que não comenta as funcionalidades do tuk tuk, mesmo procedimento adotado em relação ao aplicativo Uber.
O presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais (Sindetur-MG), Eugênio Aguiar, disse desconhecer qualquer autorização para transporte pago de passageiros em tuk tuk. “Sei apenas de triciclos que transportam mercadorias, como botijões de gás”, afirmou. .