Mais um passo foi dado para o cumprimento de uma das reivindicações mais antigas da Guarda Municipal de Belo Horizonte: armar a categoria. A prefeitura publicou nesta sexta-feira licitação para empresas interessadas na prestação de serviços de treinamento, capacitação e avaliação para o manuseio de arma de fogo para os guardas. A expectativa é que a primeira turma comece a ser treinada em outubro deste ano. A formatura dos agentes aconteceria no início de 2016. Todo o efetivo deve estar capacitado até o final do mesmo ano.
De acordo com a PBH, os guardas vão receber treinamentos com revólveres calibre 38 e pistola calibre 380. Também serão capacitados para o uso progressivo da força. As empresas interessadas devem fornecer material didático e infraestrutura a categoria. A abertura das propostas será realizada em 19 de agosto.
Em 16 de julho, a prefeitura já tinha aberto licitação para a prestação de serviço de avaliação psicológica para os guardas municipais. A ação é necessária para o registrou ou a posse de arma de fogo.
O cronograma divulgado pela PBH em maio deste ano, quando os guardas municipais fizeram uma paralisação, está sendo cumprido. A próxima etapa será o treinamento, que deve ter início em outubro deste ano e termina em novembro de 2016, e a avaliação, que tem início previsto para dezembro. O encerramento será no fim do ano que vem.