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Para a primeira turma da Oficina de Calceteiros/Acerta Pedra foram convocados trabalhadores, agora capacitados e diplomados, cujo trabalho tem conexão direta com o serviço nas ruas, e, portanto, com a manutenção do calçamento: seis da prefeitura, que está à frente da empreitada, e outro tanto da Copasa, patrocinadora da iniciativa. Tudo em parceria com o Projeto Acerta Pedra, criado pelo morador Ricardo Lopes Rocha, com supervisão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), responsável pelo tombamento do Centro Histórico. “É trabalho nota 10, realmente pioneiro e da maior importância para a cidade”, afirma o chefe do escritório da instituição federal, arquiteto Junno Marins da Matta.
As atividades incluíram aulas práticas durante uma semana, com palestras de especialistas como o arquiteto Junno e orientações de calceiteiros experiêntes. E ainda a instalação do canteiro-escola, atividade a céu aberto que permitiu o acompanhamento do trabalho pelos moradores.
RESGASTE
“Nosso objetivo é resgatar a técnica do calçamento para formar mão de obra jovem e possibilitar a recuperação do piso histórico de maneira gradual e contínua. Os 12 profissionais que participaram são pessoas que estão o tempo todo na rua. Com o curso de capacitação, terão outra visão do patrimônio”, acredita o secretário. Com 30 anos de prefeitura, o funcionário da Secretaria Municipal de Obras, o diamantinense Adilson Geraldo de Souza, de 48, conta que aprendeu muito.
“Mais do que isso, aprimorei meu conhecimento. Gosto muito da minha cidade e quero zelar por ela. As informações recebidas nas aulas, certamente, serão multiplicadas entre os colegas”, disse Adilson.
A expectativa da Prefeitura de Diamantina é disseminar cada vez mais a arte dos calceiteiros, nome do profissional encarregado de fazer o serviço, e formar novas turmas, destsa vez com moradores.
Restaurar piso como o de Diamantina exige mão de obra qualificada e gente capacitada. Na área trabalhada em frente à catedral, a equipe encontrou emendas, pedaços de cimentos, cacos e outros material que desvituavam completamente o desenho original. E fez descobertas. “Recuperamos, por exemplo, o formato de cruz com o resplendor formado pelas pedras, que ninguém via com clareza”, disse o secretário. Ele destacou que, de maneira ampla, as pedras formam um tabuleiro de xadrez, com uma linha (longa) e os matacões, pedras menores que preenchem o espaço.
BANCO DE PEDRAS
A Oficina de Calceteiros/Acerta Pedra marca um novo tempo em Diamantina, cidade com 320 anos de história e expoente do Circuito Estrada Real. O arquiteto Junno ressalta que é fundamental a criação de um banco de pedras – no projeto, foi usado quartzito – para execução de serviço. “Não é muito fácil conseguir esse material de uma hora para outra, então todas as empresa e órgãos, incluindo a prefeitura, que fizerem algum serviço no calçamento devem ter uma reserva de pedra para reposição”, explica o chefe do escritório do Iphan. Da mesma forma, será necessário, em cada equipe, um funcionário que tenha feito o curso.
INSPIRAÇÃO VEM DE ROMA
Um dos ícones de Diamantina, cantado em prosa e verso, o calçamento compõe o conjunto arquitetônico do Centro e marca a história. Nos primórdios, as ruas foram recobertas por pedras vindas do garimpo – roliças e parecendo um doce comum na região, o pé de moleque. Em meados do século passado, de 1940 a 1960, o calçamento foi substituído pelo atual, denominado romano ou recunhado.
O novo estilo, praticamente único no Brasil e inspirado nas calçadas da Roma antiga, se caracteriza por ter as pedras perfeitamente encaixadas, sem espaços entre elas, sendo que as próprias pedras dão a estabilidade ao conjunto. Elas são colocadas apertadas umas às outras, daí o nome “recunhado”, numa alusão às cunhas de pedra que as apertam.
Entre as pedras-laje, as “capistranas” se destacam por ser mais largas e estar enfileiradas no meio da rua. Conforme a memória oral, elas serviam para as damas passarem mais confortavelmente com seus saltos. As linhas ou traços são pedras-laje lapidadas para demarcar as vias de tráfego. O entrecruzamento das linhas forma os canteiros, espaços geralmente de dois por dois metros que são preenchidos por matacões – pedras-laje sem forma definida, que preenchem os “canteiros” para depois ser recunhadas com as lascas de pedra, provenientes do próprio processo de lapidação.
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