Cores, formas e novo visual transformam um dos monumentos mais importantes do Centro de Belo Horizonte. Quem passa na Avenida Afonso Pena não deixa de se surpreender com a beleza vibrante da fachada da Igreja de São José, completamente diferente do tom pálido que a marcou por décadas. Agora, as paredes externas exibem os originais vermelho, laranja e cinza, seguindo à risca o projeto feito por Edgard Nascentes Coelho, em maio de 1901, quando a capital ainda se chamava Cidade de Minas.
Mesmo com metade do serviço pronto, o impacto é grande e atrai os olhares de imediato. Segundo a especialista Maria Regina Reis Ramos, conhecida como Marrege, do Grupo Oficina de Restauro, responsável pela obra, o serviço será concluído em novembro – a inauguração ocorrerá em 8 de dezembro. À frente da empreitada está o titular da paróquia, o padre redentorista Nelson Linhares. A paróquia continua a sua campanha para juntar recursos e terminar a intervenção aprovada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município.
Leia Mais
Em BH, católicos lotam igreja para louvar São JoséComeça restauro das laterais da Igreja São JoséBustos de personagens da história de BH e Minas ficam sem identificaçãoConsiderado o maior conjunto desse tipo de ornamentos em igrejas da capital, o interior da matriz reúne uma variação de motivos religiosos e alguns pagãos: há figuras de 28 santos, de um lado os homens e do outro as mulheres; o patrono da matriz no alto do arco-cruzeiro, com a inscrição Rogai por nós; os evangelistas; painéis mostrando José do Egito, que não tem nada a ver com o pais adotivo de Jesus, sendo vendido pelos irmãos e depois em sua volta triunfal; Nossa Senhora ao lado dos apóstolos; e até os símbolos do zodíaco, que, para os religiosos, representam constelações.
TESOUROS Em dezembro, a comunidade redentorista voltou a participar de ritos no Oratório, a capela interna da igreja.
Linha do tempo
1900 - Em janeiro, é criada a Paróquia São José
1902 - Em abril, ocorre o lançamento da pedra fundamental
1904 - Templo é liberado para celebrações
1907 - Término da obra interna da igreja
1910 - Conclusão das torres e da pintura do batistério
1911 - Instalação do relógio e sino
1911/1912 - É feita a pintura interna da igreja
1928 - Fachada e laterais perdem a cor original e ganham a cor bege
2010 a 2013 - Restauração do interior do templo, com início no coro
2014 - Projeto de recuperação da fachada entra em execução
2014 - Em dezembro, é reinaugurado o Oratório, capela interna da igreja .