O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) prorrogou por mais 60 dias a restrição de uso para captações de água nos reservatórios Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, que compõem o Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira.
Leia Mais
Devastação agrava a falta de água no Norte de Minas GeraisBairros da Grande BH terão abastecimento de água interrompido nesta sexta-feiraConsumidores buscam medição individual para reduzir consumo de águaApós cinco meses sem alcançar meta de economia, racionamento de água fica mais próximoIgam prorroga restrição de captação de água no Rio ParaopebaSistema Paraopeba atinge pior nível da história nesta segunda-feiraNível do Sistema Paraopeba volta a cair e bate a pior marca pelo segundo dia seguidoRacionamento é descartado, mas alerta para economizar água continua valendo Copasa decide não adotar racionamento na Grande BH este ano, mas alerta continuaDefeito na rede deixa 6 mil clientes da Cemig sem energia elétrica na Região Centro-SulMinistério Público denuncia empresários por estelionato contra a Caixa Econômica em MGNão é a primeira vez que o Igam adota essa medida. Em abril, o instituto anunciou a prorrogação da restrição para captação de água no Rio Paraopeba. No mês seguinte, a ação se repetiu.
Segundo a última medição da Copasa, realizada nesta quarta-feira, o Sistema Paraopeba está com 31,9% da capacidade, o Rio Manso, 42,8%, Serra Azul, 13,3%, e Vargem das Flores, 32,3%.
Apesar do nível crítico dos reservatórios, Copasa suspendeu temporariamente, pelo menos até 12 de agosto, os estudos para aplicação de tarifas de contingência ao consumidor da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a chamada sobretaxa.
Aguarde mais informações.