O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) prorrogou por mais 60 dias a restrição de uso para captações de água nos reservatórios Rio Manso, Vargem das Flores e Serra Azul, que compõem o Sistema Paraopeba, que abastece a Região Metropolitana de Belo Horizonte. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira.
Não é a primeira vez que o Igam adota essa medida. Em abril, o instituto anunciou a prorrogação da restrição para captação de água no Rio Paraopeba. No mês seguinte, a ação se repetiu.
Segundo a última medição da Copasa, realizada nesta quarta-feira, o Sistema Paraopeba está com 31,9% da capacidade, o Rio Manso, 42,8%, Serra Azul, 13,3%, e Vargem das Flores, 32,3%.
Apesar do nível crítico dos reservatórios, Copasa suspendeu temporariamente, pelo menos até 12 de agosto, os estudos para aplicação de tarifas de contingência ao consumidor da Região Metropolitana de Belo Horizonte, a chamada sobretaxa. A empresa, porém, não descarta a possibilidade de racionar água a partir deste mês.
Aguarde mais informações