Os 20 radares instalados pela concessionária Via-040 no trecho que vai de Brasília até Juiz de Fora, na Zona da Mata, da BR-040, sendo 10 no Anel Rodoviário de Belo Horizonte, completaram quatro meses de instalação sem nenhuma multa aplicada por excesso de velocidade. Apesar de devidamente instalados pela empresa, os aparelhos nunca funcionaram, já que ainda não existe entendimento entre a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para validar as imagens e garantir as multas nas rodovias concedidas na terceira fase de concessões. Em Minas, isso também se estende a 14 radares operados pela Triunfo Concebra nas BRs 262 e 153. Esses equipamentos foram instalados entre setembro do ano passado e ontem, data da conclusão dos trabalhos. As empresas não podem emitir as autuações por não serem autoridades de trânsito. A Autopista Fernão Dias, responsável pela BR-381 entre Belo Horizonte e São Paulo, ficou mais de um ano com os radares instalados sem multar até que o convênio ficasse pronto.
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Caminhão desgovernado atinge carro e derruba poste de radar na Região Centro-Sul de BHCapital terá mais 14 radares de avanço de sinal a partir desta terça-feira; veja as novidadesNúmero de radares pode chegar a quase 400 em BH, e reduzir a fiscalização humanaDezoito novos radares começam a funcionar nas ruas de BH a partir desta sexta-feiraDER publica novo edital para instalação de 406 radares nas rodovias mineirasPolícia fiscaliza motos e caminhões em blitz no Anel RodoviárioBUZINADAS E FREADAS O carreteiro Dimas Andrade, 56, diz respeitar o limite de velocidade em todos os pontos regulamentados e conta que costuma ver com frequência as buzinadas e freadas bruscas nos 10 pontos onde os novos radares estão posicionados, mas ainda não funcionam. “Acho que esperar quatro meses é muita coisa. Já dava tempo de ter resolvido o provável problema e colocado os radares para multar”, afirma.
O consultor em transporte trânsito Silvestre de Andrade explica que o radar é um instrumento fundamental para reduzir os acidentes, mas dessa forma acaba contribuindo para causar outros. “Se todos souberem que não está funcionando, voltamos à situação de perigo verificada anteriormente.
A mesma situação que acontece no Anel Rodoviário e também com o restante da BR-040, onde estão os outros 10 equipamentos sem funcionar, ocorreu na BR-381, entre BH e São Paulo. O trecho, concedido à iniciativa privada em 2008, é operado pela Autopista Fernão Dias, que instalou 19 radares em fevereiro do ano passado. São 13 em Minas e seis em São Paulo. Só em maio desse ano é que os excessos de velocidade registrados nos aparelhos começaram a virar multas. Segundo a empresa, o balanço de junho, que já está fechado, aponta 106.904 autuações, o que significa duas infrações por minuto.
HOMOLOGAÇÃO Segundo a Via-040, a empresa aguarda a homologação dos equipamentos por parte das autoridades cabíveis. “Em função do estágio em que o equipamento se encontra, ainda não é possível avaliar tecnicamente os impactos e resultados”, informa a Via-040, em nota.
Audiência do Uber cancelada
Na manhã de ontem, uma audiência pública para discutir a atuação do Uber em Belo Horizonte foi cancelada e houve confusão na Câmara Municipal. A reunião havia sido marcada pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, mas o assunto a ser tratado era de competência da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. Centenas de taxistas protestaram ao encontrar o plenário fechado. Eles chegaram em carreata, partindo de vários pontos da capital, e pediam o fim do Uber. Depois de uma reunião com representantes das duas comissões, a presidência da Casa decidiu por uma nova audiência, às 9h30 de segunda-feira.
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