Estimulados por uma campanha do Governo Federal, usuários que procuram o teste rápido para hepatite em Belo Horizonte são surpreendidos ao não encontrar o serviço nos postos de saúde da capital. A campanha foi lançada no último dia 28 pelo Ministério da Saúde. A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o teste rápido está disponível em quatro locais.
O que tem confundido os usuários são as faixas afixadas na porta das unidades de saúde, anunciando a campanha lançada em atenção ao Dia de Combate às Hepatites Virais, mas os postos só disponibilizam o teste convencional. O resultado do teste rápido sai em cerca de 30 minutos enquanto no tradicional a análise laboratorial leva alguns dias.
Na última semana, um usuário que tentou fazer o teste rápido no Centro de Saúde do Bairro Santa Amélia, na Região da Pampulha, se deparou com a situação. Uma faixa na porta da unidade de saúde anunciava a campanha do Governo Federal, mas a atendente disse que ali só era feito o teste convencional. Segundo a funcionária, o posto de saúde nunca teve o teste rápido e não há previsão para ele ser disponibilizado aos usuários.
A assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou que em momento algum a campanha na capital disse que o teste rápido era realizado nos postos de saúde, e que as faixas afixadas nos locais não mencionam esse tipo de exame. Entre os dias 20 a 24 de julho, foi feita uma ação na Rodoviária Governador Israel Pinheiro, no Centro de Belo Horizonte, onde o teste foi ofertado.
Por meio de nota, a Secretaria informou que os 147 postos de saúde da capital realizam o exame convencional para hepatites, em especial as dos tipos B e C, durante todo o ano. Além disso, a vacina para hepatite B está disponível nos centros de saúde para todas as pessoas até 49 anos e para outros grupos da população em situações de vulnerabilidade, independente da idade.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda esclarece que o teste rápido está disponível em quatro locais de referência. Veja os endereços:
- CTA Sagrada Família: Rua Joaquim Felício, número 141, Bairro Sagrada Família
- Centro de Treinamento e Referência/Doenças Infectoparasitárias (CTR/DIP) Orestes Diniz: Avenida Álvaro Celso, 241, Bairro Santa Efigênia
- Unidade de Referência Secundária (URS) Centro-Sul: Rua Paraíba, 890, Bairro Funcionários
- Na rede conveniada ao SUS BH – Serviço de Assistência Especializada (SAE)-ambulatório do Hospital Eduardo de Menezes/Rede Fhemig: Rua Cristiano Rezende, número 2213, Bonsucesso/Barreiro de Cima