Jornal Estado de Minas

Jovens se arriscam pegando 'carona' em traseira de ônibus em Belo Horizonte

Mais uma vez, jovens foram flagrados pegando "carona" em um coletivo nas ruas de Belo Horizonte. A reportagem do em.com.br registrou os rapazes se arriscando de bicicleta, ao encaixar o pé na traseira dos ônibus, para subir a Avenida Afonso Pena, no sentido Bairro Mangabeiras, na Região Centro-Sul da capital. Na ação, os "caroneiros" aproveitam o deslocamento do veículo para, geralmente, subir trajetos de morros. O flagrante foi feito na tarde desta sexta-feira, próximo ao cruzamento das avenidas Afonso Pena e Getúlio Vargas.

Em outras oportunidades o em.com.br mostrou as cenas de imprudência, com adolescentes se arriscando em ônibus pelas vias de Belo Horizonte. A BHTrans já informou que quando há pessoas nessa situação os motoristas são orientados a parar o veículo e solicitar que a pessoa desça. Caso aconteça a recusa, o condutor deve pedir o apoio da Polícia Militar (PM).

A lei de trânsito também é clara sobre esses casos. O motorista não pode transportar ninguém do lado de fora do veículo, no compartimento de cargas, no teto, no para-choque, conforme consta no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

O artigo 235 prevê infração grave, multa e retenção do veículo para transbordo ao motorista que “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”. Se o motorista continuar a viagem com os caroneiros e um acidente acontecer, ele corre o risco de assumir culposamente.

Confira o vídeo do flagrante:


.