A Guarda Municipal de Belo Horizonte tem um novo comandante. O servidor Rodrigo Sérgio Prates assumiu o posto no lugar do coronel Itamar Pacheco nesta terça-feira, durante uma solenidade no Teatro Sesiminas, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital. Prates é funcionário de carreira da corporação desde de 2003 e exercia a função de coordenador de qualificação.
Leia Mais
Guarda Municipal continuará a multar motoristas infratores em BH, decide STFPBH abre licitação para treinar guardas municipais a utilizar armas de fogoGuarda Municipal de BH terá primeira turma portando armas até o fim de marçoGuardas municipais de Belo Horizonte iniciam treinamento para utilização de armas de fogoGuardas municipais de BH serão treinados para usar armas de fogoCurso de guardas municipais para porte de arma deve ter início em outubroEm maio de deste ano, a prefeitura propôs que os guardas comecem a usar armas em janeiro de 2016. Antes desse período, todos os servidores vão ser treinados por uma empresa especializada e a previsão é que a primeira turma seja formada até o início do ano que vem.
O prefeito de BH Marcio Lacerda, que participou da solenidade, deu detalhes a respeito do processo de armamento. "A contratação da empresa que vai realizar o treinamento ainda está em andamento e esperamos concluir esse processo até o final de setembro", informou.
Lacerda explicou ainda que não serão todos guardas que terão porte de arma e que os pontos de vigilância da guarda mais vulneráveis à criminalidade vão contar com o armamento. Esses locais ainda estão sendo definidos.
A discussão para armar a Guarda Municipal se arrasta por algum tempo e já virou motivo de paralisação dos agentes em maio de deste ano. Em janeiro, o assunto voltou à tona depois que uma servidora foi atingida por uma bala de borracha durante uma confusão entre guardas e a PM, no Centro da capital. .