A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite vai ter início no próximo sábado. O Ministério da Saúde fez o lançamento da ação nesta terça-feira. A meta deste ano é imunizar 12 milhões de crianças entre seis meses e cinco anos incompletos, o que representa 95% do público-alvo. A porcentagem para Minas Gerais é a mesma. Para isso, o estado terá que vacinar 1,1 milhão de crianças.
A poliomielite não tem tratamento. A única forma de prevenção é a vacinação. A vacina protege contra os três sorotipos do poliovírus 1, 2 e 3. A eficácia da imunização é em torno de 90% a 95%. Ela é recomendada mesmo para as crianças que estejam com tosse, gripe, coriza, rinite ou diarreia. Para crianças com infecções agudas, com febre acima de 38ºC ou com hipersensibilidade a algum componente da vacina, o Ministério da Saúde recomenda aos pais que consultem um médico para avaliar se a vacina deve ser aplicada. O Brasil está livre da doença desde 1990.
Paralelamente, o Ministério da Saúde vai realizar uma ação para os pais colocarem a vacinação dos filhos em dia. Nos postos de saúde, os profissionais vão avaliar a caderneta infantil, alertando aos pais sobre as vacinas que estão vencendo. “Esta é uma ação muito importante para garantir a saúde das nossas crianças. Elas só estarão protegidas, de fato, quando completarem todo o esquema de vacinal”, afirma o ministro da saúde, Arthur Chioro. Segundo ele, para facilitar aos pais que trabalham, mais de 100 mil postos estarão abertos em todo o Brasil, neste sábado.