O primeiro dia da 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite contou com a presença do Zé e Maria Gotinhas no posto de vacinação volante montado na Praça JK, no bairro Sion, Região Centro-sul da capital mineira. Os personagens animaram as atividades culturais programadas para a criançada, que teve até as 17h para vacinar em um dos 147 postos da capital. A vacina oral poliomielite protege contra três sorotipos do poliovírus.
A paralisia infantil está erradicada desde 1989, quando foi registrado o último caso no Brasil, no município de Sousa, na Paraíba. No entanto, o vírus ainda circula no mundo, em regiões da Ásia e da África, o que faz com que se mantenha o alerta. A meta em Minas é vacinar, até o dia 31, 1,1 milhão de crianças de 6 meses a 5 anos de idade incompletos. Esse número corresponde a 95% do total de meninos e meninas nessa faixa etária.
Em Belo Horizonte, a Secretaria Municipal de Saúde espera imunizar 126.863 crianças. As autoridades fazem um apelo aos pais para que não deixem de vacinar os filhos. “Como o vírus ainda circula em regiões da Ásia e da África, o risco de reintrodução do vírus permanece.
Paralela à campanha da poliomielite, está sendo realizada a campanha de multivacinação. O objetivo é atualizar e colocar em dia o cartão vacinal. A campanha segue até o final do mês nos postos de saúde em todo o Brasil.
.