O desembolso de recursos federais para a adequação ambiental das rodovias reserva uma média de R$ 966,70 de investimento por quilômetro em Minas Gerais, estado detentor da maior malha da União, com 7.689 quilômetros de estradas. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), desde 2004, foram aplicados, em média, R$ 7,433 milhões ao ano na área ambiental para as obras de restauração, adequação e duplicação das rodovias mineiras. “Os investimentos expressam-se em projetos, contratos e convênios de supervisão, gerenciamento ambiental e execução de programas ambientais. Para cada etapa do licenciamento ambiental, é necessária a elaboração e implementação de ações e estudos específicos”, informou o departamento, por meio de nota. “Além disso, o Dnit tem investido no componente ambiental de projetos de engenharia, trocando os bueiros comuns pelo tipo celular, que serve para escoar as águas pluviais e também como passagem para a fauna silvestre. Cada projeto elaborado já utiliza técnicas construtivas que visam evitar acidentes – eliminação de curvas acentuadas, pontos críticos, eliminação de cruzamentos etc.”, informou o texto.
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A Autopista Fernão Dias, concessionária responsável pela BR-381 entre Betim e São Paulo, informou que investe na execução de aceiros nos locais de áreas de proteção permanente e em pontos com maior incidência de incêndios ao longo do trecho sob concessão, com o objetivo de proteger as aéreas de vegetação às margens da rodovia. “A concessionária promove também a atualização do Plano de Ação Emergencial da rodovia, que prevê a realização de um treinamento de atendimento emergencial às ocorrências que envolvem acidentes com veículos de transporte de produtos perigosos.
A Nascentes das Gerais, concessionária responsável pela MG-050, destaca que os incêndios detectados são causados pelo lançamento de bitucas de cigarros por motoristas “utilização de fogo para limpeza de terrenos, queima de lixo, fogueiras e queimadas não autorizadas para fins agrícolas”. Para combate a incêndios, a concessionária aciona seus veículos de inspeção de tráfego e caminhões-pipa para iniciar o combate ao fogo e realiza a sinalização adequada da rodovia, além de acionar o Corpo de Bombeiros do município mais próximo e a Polícia Militar Rodoviária. São feitos também a abertura de aceiros, roçada e capina para evitar a propagação das chamas.