Os pedágios da BR-040, localizados nos municípios de Itabirito (km 577) e Barbacena (km 643), na Região Central, entraram ontem em operação sob reclamações de moradores de povoados e bairros vizinhos. Há usuários que pagarão para usar curtos trechos diários e que ainda não receberam melhorias na pista, como construção de área de escape e divisória física entre direções contrárias. Com as duas novas praças funcionando, agora as 11 praças entre Brasília e Juiz de Fora estão em operação.
O vigia precisará de R$ 9,2 por dia para atravessar o pedágio. A praça em Itabirito foi alvo de polêmica logo depois de o governo leiloar a BR-040, pois o projeto original previa o pedágio num trecho entre os condomínios de Nova Lima. Moradores da cidade vizinha, que trabalham ou estudam na capital, protestaram.
Depois de ações judiciais, o pedágio foi construído alguns quilômetros adiante, em direção ao Rio de Janeiro. Ainda assim, há quem não se livrou da cobrança, como o empresário Arley Carvalho Lages, de 49, presidente do Conselho de Desenvolvimento do Ribeirão do Eixo (Codecre). “Trabalho em BH e até concordo com pedágio, desde que a rodovia esteja em perfeitas condições de uso, com área de escape, passarelas, asfalto em excelente estado e pista toda duplicada, entre outros serviços”, justificou. Para ele, há quem buscará rotas alternativas com o objetivo de evitar o pagamento do pedágio.
Uma delas aumenta o percurso em oito quilômetros e é em chão batido, mas comentários na região sugerem que uma mineradora irá asfaltá-la. “Se isso ocorrer, será bom para muita gente”, acredita Alencar Pires Estocler, de 57, que mora a menos de um quilômetro da praça do pedágio. “Duas vezes por semana faço compras num lugar (em direção a Congonhas) e precisarei passar pela praça. O jeito é pagar. A compra, contudo, sairá mais cara”, disse Estocler, cuja residência fica próxima à entrada do Condomínio Villabella.
INTERVENÇÕES A Via 040, que administra o trecho, informa, em sua página na internet, que 90 colaboradores foram contratados nas praças de Itabirito e Barbacena e que, nos próximos quatro anos de intervenções e serviços, cerca de 6,5 mil vagas diretas e indiretas serão geradas no pico das obras.
Ainda segundo a concessionária, no trecho entre Nova Lima, na Grande BH e Juiz de Fora, na Zona da Mata, houve a recuperação de 304,1 quilômetros de pavimento, reforma e revitalização de 66 pontes e viadutos, revitalização da sinalização horizontal (pintura de 1.982 quilômetros de faixas nas pistas de rolamento, instalação de 5,5 mil placas de sinalização e de 131.751 tachas refletivas (olhos de gato).
Também foram implantados 37,8 mil metros de defensas metálicas nas margens e nos canteiros centrais das pistas. A empresa destacou que oferece aos usuários serviços como atendimento médico de emergência e socorro mecânico, entre outros.