Jornal Estado de Minas

Jovem que pegava "carona" na traseira de ônibus cai e é atropelado em Belo Horizonte

Um jovem de 17 anos ficou gravemente ferido ao ser atropelado no início da tarde desta segunda-feira em Belo Horizonte. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ele estava pegando "carona" na traseira de um ônibus da linha 9550 (Casa Branca/São Francisco), quando se desequilibrou e foi atropelado por um veículo que vinha logo em seguida. Conforme informações dos militares, ele sofreu uma fratura na perna e foi atendido com sangramento na cabeça.

O acidente aconteceu na Rua Albertina, altura do número 200, no Bairro Casa Branca, Região Leste da capital. Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem que conduzia o carro que atingiu o jovem fugiu do local sem prestar socorro. O adolescente foi encaminhado para o hospital.

HISTÓRICO DE ACIDENTES

Em outras oportunidades o em.com.br mostrou as cenas de imprudência, com adolescentes se arriscando em ônibus pelas vias de Belo Horizonte. A BHTrans já informou que quando há pessoas nessa situação os motoristas são orientados a parar o veículo e solicitar que a pessoa desça. Caso aconteça a recusa, o condutor deve pedir o apoio da Polícia Militar (PM).

A lei de trânsito também é clara sobre esses casos.
O motorista não pode transportar ninguém do lado de fora do veículo, no compartimento de cargas, no teto, no para-choque, conforme consta no Código Brasileiro de Trânsito (CTB).

O artigo 235 prevê infração grave, multa e retenção do veículo para transbordo ao motorista que “conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados”. Se o motorista continuar a viagem com os caroneiros e um acidente acontecer, ele corre o risco de assumir culposamente..