Foram poucos minutos de chuva, mas o temporal que atingiu cidades do interior de Minas, especialmente nas regiões Sul e Centro-Oeste do estado, foi suficiente para deixar casas destalhadas e provocar uma série de queda de árvores. Há mais de um mês não chovia em Minas, quadro que mudou com a passagem de uma frente fria vinda do Sul do Brasil em direção ao oceano. Em municípios do Sul houve, inclusive, queda de granizo, fenômeno atípico para esta época do ano, mas que ocorreu devido ao choque entre a massa de frio recém-chegada e a massa de ar quente que vinha atuando sobre todo o estado e deixando as temperaturas elevadas.
Leia Mais
Chuva em LavrasTemporal causa alagamento e deixa famílias desalojadas em LavrasQuarta-feira começa com chuva em Belo HorizonteGranizo em Campo BeloMinas tem dia de clima maluco com temporais, granizo e tempo seco em diferentes regiõesNesta manhã, a Defesa Civil de Campo Belo está recebendo moradores da cidade para registrar as ocorrências de danos nos imóveis. Os prejudicados devem receber materiais para fazer reparos nas residências. Ainda conforme Faria, uma moradora do Bairro São Benedito ficou desalojada. É uma senhora que morava em uma casa que já apresentava danos, que pioraram com a chuva. Ela foi encaminhada pela assistência social a uma casa alugada pela prefeitura.
Também há registro de queda de granizo em Carmópolis de Minas, na Região Centro-Oeste. Em Lavras, no Sul de Minas, houve queda de granizo e ventos fortes na tarde passada. Várias árvores caíram, residências foram destelhadas e famílias estão desalojadas.
METEOROLOGIA “Agosto é mês que menos chove em relação aos outros do ano. Mas com a passagem dessas frentes frias, pode ocorrer aumento de nebulosidade e chuvas fracas. O único fato atípico para esta época é o granizo, mas que ocorreu em função das temperaturas que vinham com tendência de elevação”, afirma Cleber Souza, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Esse tipo de precipitação em forma de gelo, segundo ele, se forma no encontro da massa de ar quente com a frente fria.
Segundo o especialista, além das regiões Sul e Centro-Oeste, as regiões Central, Zona da Mata e Campo das Vertentes também foram atingidas por chuvas isoladas.