Jornal Estado de Minas

Depois de marcar dia mais quente do inverno, BH pode ter pancadas de chuva até sábado

Os moradores de Belo Horizonte e região metropolitana já podem se preparar para mudanças no clima a partir da noite desta quinta-feira. De acordo com previsão meteorológica feita pelo instituto Tempo Clima Puc Minas, a chegada de uma frente fria vinda de São Paulo e litoral paranaense poderá provocar pancadas de chuva e rajadas de vento de aproximadamente 60 Km/h. Ainda conforme o Tempo Clima, a Capital mineira teve hoje a maior temperatura do inverno em 2015, com máxima de 32,2°C.

Além da Grande BH, existe a possibilidade de chuva para outras áreas de Minas Gerais até o próximo sábado. De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, as regiões do Campo das Vertentes, Oeste e Central do estado podem registrar pancadas isoladas. “Por enquanto não estamos esperando chuvas fortes, mas existe a possibilidade de que elas sejam mais intensas do que a registrada ontem em Belo Horizonte”, disse.

Ainda de acordo com o instituto Tempo Clima Puc Minas, a tendência para os próximos dias é de que as pessoas sintam uma leve sensação de alívio no calor. Apesar disto, as temperaturas deverão ficar entre 19 e 29°C, o que não é comum para esta época do ano. O tempo deverá permanecer estável no Norte de Minas e Região do Vale do Jequitinhonha. A partir de sábado o tempo deverá ficar estável novamente na Grande BH e a sensação de tempo seco se estende até a próxima semana.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) recomendou à população que não se abrigue e nem estacione veículos debaixo de árvores, pois elas podem cair e ocasionar acidentes graves.
Além disso, a não coloque lixo nas ruas que seja de fácil propagação com o vento, desligar os aparelhos elétricos das tomadas e o gás, além de reforçar a amarração de seu telhado.

De acordo com o Climatempo Brasil, com o afastamento gradativo da frente fria para o alto mar, a tendência é de que os ventos também percam força sobre a maior parte do Brasil. No fim de semana, algumas áreas do Espírito Santo, Minas Gerais e leste do Nordeste podem ter ventos de intensidade moderada.

ESTADO DE ATENÇÃO

O forte calor dos últimos dias tem provocado uma considerável queda nos índices da umidade relativa do ar na capital. Ao longo da semana, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) emitiu comunicados alertando para uma massa de ar seco que se instalou sobre o estado e que iria fazer com que a umidade ficasse entre 20 e 30%, especialmente à tarde, até esta quinta-feira.
Chuva poderá vir acompanhada com rajadas de vento de até 60 km/h - Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A press 

.