Nas últimas 24 horas, a população de Ipatinga, no Vale do Aço, ficou apreensiva com uma tentativa de rebelião em uma unidade prisional da cidade, enquanto nas ruas ônibus foram incendiados. Mensagens falsas de texto e áudio circularam dizendo que detentos do Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) ordenaram ataques contra a população e empresas da cidade. Na noite desta sexta-feira, a Polícia Militar (PM) e a Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) tranquilizaram os moradores e anunciaram a apuração dos fatos.
Leia Mais
Rebelião em Governador Valadares é alerta máximo para crise carceráriaPresos fogem da cadeia pública de Vazante e outros detentos fazem rebeliãoDetentos fazem rebelião no Ceresp de Betim, na Grande BHMais de 100 presos são transferidos depois de rebelião em Lagoa da Prata Suapi fica sem titular pela segunda vez neste anoQuatro dias depois de motim, ônibus de Ipatinga continuam circulando sob escolta da PMDe acordo com a PM, em comunicado, os casos de danos contra o patrimônio das empresas - dois ônibus foram incendiados - foram pontuais e os criminosos foram identificados. "A população não precisa se alarmar. A prisão dos criminosos é questão de tempo", disse o texto. A PM ainda revelou que está dando suporte ao transporte público na cidade, inclusive com militares dentro dos coletivos.
O comunicado da PM também ressalta que a população pode sair e manter sua rotina. O comando da corporação pediu que as pessoas evitem de repassar mensagens falsas.
A Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) informou que um princípio de rebelião no Ceresp de Ipatinga foi controlado ainda nessa quinta-feira. Durante o motim, um preso ficou ferido e os outros detentos colocaram fogo em colchões e cobertores. A secretaria autorizou uma revista geral na unidade, que tem capacidade para 183 detentos e está, hoje, com 680 presos.
A Seds afastou o diretor do presídio, Alexandre Rabelo, e convocou para o cargo Adão dos Anjos, que estava na direção da penitenciária em Ipaba. Apesar da superlotação na unidade, a secretaria não informou se haverá transferência de presos..