Jornal Estado de Minas

Belo Horizonte ganha mais uma varanda urbana

O prefeito Marcio Lacerda ao lado do presidente da CDL/BH, Bruno Falci e Leonardo Braga, proprietário da chocolateria Qoy - Foto: CDL/BH - Divulgação
O prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, inaugurou na manhã deste sábado, 29, mais um parklet na capital.Desta vez, a estrutura pública instaladas sobre vagas de carro está localizado na Avenida Bandeirantes, 1080, bairro Mangabeiras, região Centro Sul da cidade. O projeto e sua execução foi patrocinado pela chocolateria Qoy e CDL/BH e segue o estilo contemporâneo.

Iniciativa da administração municipal com o objetivo de estimular processos participativos da população, incentivar o transporte não motorizado e aumentar a oferta de espaços públicos, o parklet da Avenida Bandeirantes tem como referência os parklets americanos e europeus. “No mundo todo essa iniciativa é um sucesso e é usada inclusive para gerar fluxo comercial”, disse Leonardo Braga, proprietário da Qoy Chocolates. “Acho que aos domingoso espaço ficará mais cheio já que nesse dia a avenida se fecha até o início da tarde para a prática exclusiva de esportes. Pensamos, inclusive, em um projeto para que o fechamento da pista se estenda até às 18h”, conta Braga.


Presente na cerimônia de inauguração da estrutura, o prefeito Márcio Lacerda se mostrou satisfeito e classificou a varanda urbana como “espaço de interação agradável” e não descartou a possibilidade dos mesmos espaços serem construídos futuramente em bairros da periferia. “Toda periferia possui centros comerciais, o que viabilizaria a construção de parklets. O que teria que ser estudado seria as ruas mais estreitas”, pontuou. O prefeito cortou a fita vermelha que selava o local e estreou as instalações da estrutura.

 

 

.