Jornal Estado de Minas

Acidente com motorista embriagado deixa um morto na Av. Nossa Senhora do Carmo


Um homem de 40 anos morreu e duas pessoas ficaram feridas em um acidente envolvendo um carro e uma van na madrugada deste domingo na Avenida Nossa Senhora do Carmo, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O proprietário do veículo menor, um Daewoo Lanos, estava embrigado. A batida aconteceu no cruzamento da avenida com a Rua Rio Verde, no Bairro São Pedro, por volta das 5h, segundo a Polícia Militar.

A van transportava entre 12 e 15 pessoas da mesma família, que voltavam de uma formatura. O segundo-tenente Lipovetsky, do Corpo de Bombeiros, atuava com chefe das operações no momento da ocorrência, que mobilizou 14 militares, além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o socorro de um hospital particular, Polícia Militar e Guarda Municipal. “Eles estavam descendo a Nossa Senhora do Carmo, sentido Centro. Estavam com o sinal aberto para eles e foram fazer uma conversão à esquerda. Aí veio um veículo de passeio em alta velocidade, motorista alcoolizado, e colidiu com a van”, explica o militar.
“Nisso o veículo de passeio incendiou e a van tombou, já na Rua Rio Verde. O carro incendiado ficou na Nossa Senhora do Carmo, sentido Bairro”.

Quatro viaturas do Corpo de Bombeiros foram para o local e apagaram o incêndio no carro, que ficou completamente destruído. Uma ambulância já socorria os ocupantes da van, no entanto, uma pessoa não havia conseguido sair. Quando o veículo tombou, a cabeça do passageiro passou pela janela e ficou presa entre a van e o chão. Os bombeiros solicitaram os equipamentos para fazer o desencarceramento da vítima, mas diante da situação de vida ou morte, eles ergueram a van com a ajuda de populares para tentar retirar o homem. Cerca de 20 pessoas participaram da ação.


Conforme o tenente Lipovetsky, a vítima já estava em parada cardiorrespiratória e imediatamente foram realizados os procedimentos de reanimação. Uma ambulância da Unimed que passava pelo local parou para ajudar no atendimento. Apesar de todos os esforços, o médico do Samu constatou a morte da vítima, identificada como Daniel de Oliveira Lacerda, de 40 anos. O corpo foi levado para o Hospital Odilon Behrens. Outras duas pessoas feridas precisaram ser hospitalizadas. Uma das vítimas é Valéria Ribeiro Lamaita Lacerda, 41 anos, esposa de Daniel, levada para o Hospital João XXIII. Por volta das 12h, a Fundação Hospitalar de Minas Gerais informou que ela está consciente, estável, mas não há previsão de alta.


SUSPEITO NEGA ESTAR NA DIREÇÃO
O suspeito de causar o acidente é o colombiano Cesar Augusto Martinez Loaiza, de 29 anos, que foi levado para o Detran, onde deve prestar depoimento ao delegado de plantão.
Conforme o sargento Corino Souza Júnior, do Batalhão de Trânsito, o teste do bafômetro apontou 0,38 miligramas de álcool por litro de ar expelido. Ele negou que estivesse na direção do veículo.

À reportagem do Estado de Minas, Loaiza disse que estava com dois amigos em uma boate na Savassi, onde bebeu vodca. Após uma briga, ele saiu de táxi com a dupla. Ele confirma que o Daewoo Lanos pertence a ele, mas nega que estava na direção. Loaiza diz acreditar que alguém da boate pegou o veículo para ele.

No entanto, testemunhas contaram aos policiais que ele estava dirigindo, e Loaiza e os amigos saíram do carro correndo e embarcaram em um táxi depois da batida. Eles rodaram por cerca de 40 minutos. Os colegas desembarcaram no Centro, enquanto o dono do carro voltou à Nossa Senhora do Carmo para ver os danos, já que havia um princípio de incêndio. No momento em que desembarcou, Loaiza foi reconhecido por populares e quase linchado. Ele tentou fugir, mas foi detido por guardas municipais.
.