Moradores de Belo Horizonte devem se preparar para enfrentar o tempo seco durante toda esta semana. A capital mineira entrou em estado de atenção por causa da baixa umidade nesta segunda-feira. Os índices chegaram a 22 %. Em todo o estado, Sete Lagoas apresentou os números mais baixos. A umidade na cidade chegou a 18%, considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Leia Mais
Defesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar em BHApesar da chuva, baixa umidade relativa do ar deixa BH em estado de atenção até quintaBaixa umidade relativa do ar deixa BH e cidades mineiras em alerta neste fim de semanaRecorde de temperatura no inverno pode ser batido nos próximos três dias em BHUmidade relativa do ar vai a 14% e deixa BH em estado de alertaGrande BH tem previsão de pancadas de chuva para o feriado de Sete de setembroCom fim de inverno mais quente que a média, BH enfrenta clima extremamente secoSecretaria Municipal de Saúde prorroga campanha de vacinação contra a PoliomeliteOs moradores de Belo Horizonte enfrentam um dia quente nesta segunda-feira.
O tempo seco pode trazer problemas para a saúde. De acordo com Cássio Ibiapina, pneumologista pediátrico e professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Cássio Ibiapina, o ar seco afeta o sistema respiratório e agrava algumas doenças.
Segundo o médico, as crianças menores de 5 anos e os idosos acima de 70 são os que mais sofrem com os efeitos do clima seco. As pessoas que têm asma e bronquite também ficam mais vulneráveis aos reflexos da baixa umidade do ar. O pneumologista afirmou também que as doenças mais comuns nessa época são gripe e resfriado.
Para minimizar os transtornos causados pelo ar seco, médico recomenda a ingestão de líquidos – pelo menos dois litros por dia -, de alimentos mais leves e evitar a prática de atividade física das 10h às 16h..