Jornal Estado de Minas

SUFOCANTE

BH tem o dia mais quente do inverno


Belo Horizonte registrou nesta terça-feira o dia mais quente do inverno, com a temperatura máxima marcando 33,4 graus, segundo o meteorologista Félix Azevedo, do TempoClima PUC Minas. A secura do ar também castiga a capital mineira. Depois de bater recorde ontem – a umidade chegou a 14%, bem próximo do estado de emergência, abaixo de 12% –, a baixa umidade relativa do ar está em 16% hoje.

Para os próximos dias, segundo Azevedo, a previsão é que o calor e a massa de ar seco continuem, com os termômetros podendo registrar máximas de até 32 graus. Neste fim de inverno – a primavera começa oficialmente no dia 23 –, a temperatura ficou cerca de 5 graus centígrados acima da média histórica para o período. A média para agosto foi de 26,5 graus.

Já a umidade do ar deve apresentar elevação, chegando a 25%. “O calor vai cessar um pouco, mas não há previsão de mudança brusca de temperatura nem de chuva na capital até sexta-feira”, disse o meteorologista. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice de umidade do ar considerado confortável é de 60%.

Alerta

A Defesa Civil continua advertindo para a baixa umidade relativa do ar em BH. Ressecamento da boca, doenças respiratórias, gripes e alergias são problemas de saúde que podem se intensificar em decorrência do clima seco, principalmente em menores de 5 anos e idosos acima de 70 anos.

.