Jornal Estado de Minas

Chuva causa estragos em Itabira

- Foto: Heitor Bragança/DivulgaçãoA chuva que caiu em Itabira no fim da tarde de ontem causou estragos na cidade da Região Central do estado. O vento forte derrubou várias árvores e galhos, obstruindo ruas e avenidas, e também dois postes da rede da Cemig, deixando centenas de moradores sem energia elétrica. O serviço foi normalizado por volta das 23h de ontem. "As viaturas da Defesa Civil estão percorrendo a cidade nesse momento para contabilizar todos os prejuízos. O temporal durou cerca de meia hora e veio acompanhado de muito vento, o que contribuiu para sujar bastante as ruas", diz o secretário municipal de Ordem Pública, Júlio Maria Abílio Ferreira.

O prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena (PV), montou um gabinete de crise para identificar todos os problemas e acelerar a limpeza da cidade, já que muitas bocas de lobo foram arrastadas e outras acabaram entupidas pela quantidade de folhas e galhos. Houve pontos de alagamento que se espalharam pela Avenida Carlos Drummond de Andrade, no Centro, e também pelos bairros Juca Rosa e Amazonas. "Já estamos usando motosserras para cortar as árvores que ainda estão obstruindo o trânsito e também solicitamos máquinas carregadeiras para remover terra de locais onde houve pequenos desbarrancamentos", afirma o prefeito.

A prefeitura ainda não informou a quantidade de chuva na cidade, que começou às 17h20 de ontem e durou cerca de 30 minutos de forma intensa. Os canais do bairro Gabiroba e da Avenida Carlos de Paula Andrade encheram e ficaram no limite da calha, assustando a população.

Não houve registro de desabrigados ou desalojados e pelo menos uma casa foi inundada no Bairro Amazonas. Ninguém ficou ferido.

 

.