Belo Horizonte pretende ter 380 quilômetros de ciclovia até 2020. É como se o ciclista fosse pedalando da capital a João Pinheiro, na Região Noroeste do estado. A expectativa da BHTrans é que 6% de todos os deslocamentos da capital se deem por meio do uso da bicicleta em cinco anos. De acordo com a empresa de trânsito, várias ciclovias já foram construídas dentro do Projeto Pedala BH, como incentivo aso uso da bike como meio de transporte.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) determina uma série de direitos e deveres dos ciclistas, de forma a assegurar uma convivência pacífica com motoristas e pedestres. “São especificadas condutas para ciclistas e motoristas, normas de circulação para bicicletas, direção defensiva, normas de sinalização e equipamentos de segurança para bicicletas”, explica a BHTrans.
INFRAÇÕES O artigo 244 do CTB é um dos que estabelece situações consideradas infrações para quem está conduzindo motocicleta, motoneta, ciclomotor e bicicletas, esclarece a BHTrans, mas há regras que valem para todas as pessoas, sejam motoristas ou pedestres.
Uma delas, é a proibição de transitar em pista exclusiva do transporte coletivo por ônibus, como é o caso da pista do Move. “Em outras vias, não havendo regulamentação que proíba, há o compartilhamento do espaço público, do qual todos fazem uso diariamente. Portanto, nos locais onde não há ciclovia, os ciclistas podem trafegar, desde que deem atenção especial ao tráfego em geral, à sua forma de circulação e ao equipamento”, informa a BHTrans.
Ciclista arrastado na Andradas
Na noite de 30 de julho, uma testemunha registrou em vídeo o momento em que uma mulher arranca seu carro para atropelar um ciclista na Avenida dos Andradas, no Bairro Santa Efigênia, Região Leste de BH (foto). O vídeo enviado ao em.com.br mostra o momento em que a motorista arranca o carro para cima de ciclistas e anda alguns metros com uma das vítimas no capô. A condutora do veículo foi presa pelo atropelamento e também por desacatar policiais militares que atenderam a ocorrência. Já em abril, um acidente entre um ônibus e um ciclista parou o trânsito no Bairro Carlos Prates, Região Noroeste. A retenção chegou ao Centro da cidade. A batida ocorreu na Avenida Pedro II, na saída do Viaduto Dona Helena Greco. O ciclista ficou ferido. Em janeiro, o ciclista Helton Batista dos Santos, de 37, filmou o seu próprio atropelamento com uma câmara acoplada no capacete. Foi à noite, na Avenida Teresa Cristina, no Bairro Betânia, Região Oeste de BH. A bicicleta foi atingida por um Siena, e Helton sofreu escoriações nas pernas e nos braços.