Jornal Estado de Minas

PM vai apurar ação de policias em prisão de índia durante desfile em Montes Claros

O comando da 11ª Região da Polícia Militar instaurou um procedimento administrativo para apurar se houve excessos de PMs no desfile de Sete Setembro em Montes Claros, no Norte Minas, nessa segunda-feira. Na ocasião, a índia Xacriabá Juvana Evarista dos Santos foi presa e algemada durante o protesto do "Grito dos Excluídos".

De acordo com a major Grarcielle Rodrigues, assessora de comunicação da PM do município, os manifestantes tentaram alterar o ordem dos desfile das escolas, que ocorreu na Avenida Deputado Esteves Rodrigues. Segundo a oficial, os ativistas queriam sair na frente dos alunos, contrariando o que polícia tinha tratado previamente com as instituições de ensino.

Assim que terminou o desfile dos estudantes, os manifestantes entraram na avenida e pararam em frente o palanque onde se encontravam as autoridades. Entre elas, estava o prefeito da cidade, Ruy Muniz.

De acordo com a polícia, a índia Xacriabá estava com arco e flecha nas mãos e teria chutado um gradil de proteção. A estrutura atingiu um policial militar, o que deu início à confusão. "O policial nesse momento foi obrigado a usar a força para manter a ordem, imobilizando a pessoa e a colocando dentro da viatura", relatou a oficial.

Juvana dos Santos foi levada para a delegacia, onde prestou depoimento e foi liberada.

Assista às imagens da confusão


.