Belo Horizonte voltou a registrar temperatura baixa na manhã desta quinta-feira. Assim como ontem, os termômetros marcaram 15,9 graus, mas apesar de os belo-horizontinos terem voltado a tirar os casacos do armário, o que se vê nas ruas são elogios ao clima ameno. Segundo a meteorologia, a tendência é de que a temperatura tenha uma ligeira elevação à tarde.
Na Pampulha, muitas pessoas aproveitaram o tempo nublado para a prática de esportes. “O sol atrapalha um pouco”, comenta a professora Leila Martins, de 38 anos. Ela usava um agasalho de tecido mais fino, para o caso de chuva ou mais frio. “Saio de casa protegida”.
Também prevenida, Lorena Sill Torres, de 28 anos, saiu para a caminhada empurrando o carrinho com a filha Amanda, de 1 ano e 3 meses, bem protegida com direito a casaco de capuz e tênis. “Tem que pôr um pouco mais de agasalho porque quando eu corro o vento fica um pouco mais forte”.
O pintor Josimar Soares, de 30 anos, morador de Contagem, diz que a região estava mesmo precisando de uma boa chuva, e não reclamou do frio. “Hoje está mais agradável”. Quem também concorda com a melhora do tempo, com o aumento da umidade relativa do ar é o vigilante Eduardo Muzzi. “Está melhor o tempo, tranquilo”.
O meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), diz que a temperatura máxima em Belo Horizonte nesta quinta-feira deve chegar aos 27 graus. A máxima na quarta ficou na casa dos 21,9. “À medida que a frente fria perde a intensidade, há possibilidade de os raios solares atingirem o solo”, diz. “Até então, é como se houvesse um manto, e à medida em que ela se desloca, o ar frio passa gradualmente a ser aquecido”.
Apesar do deslocamento da massa de ar, a possibilidade de chuvas continua até o próximo sábado. No Sul de Minas e na Zona da Mata, as precipitações podem ser mais intensas.