Rio - O edital para troca de todas as lâmpadas incandescentes da iluminação pública de Belo Horizonte por LED está sendo preparado e deve ficar pronto até o final deste ano, informou nesta quinta-feira o prefeito da capital, Marcio Lacerda (PSB). O chefe do Executivo municipal está no Rio de Janeiro, participando da Cúpula dos Prefeitos e do Congresso Internacional Cidades e Transportes, onde os chefes dos Executivos nacionais e internacionais discutem temas atuais como mobilidade urbana e sustentabilidade. "O sistema LED poderá revolucionar os conceitos de cidades inteligentes", disse Lacerda.
Segundo Lacerda, o novo sistema de iluminação será inteligente para coleta de dados e vai permitir, inclusive, aumentar e modernizar as câmaras de vigilância do sistema Olho Vivo na cidade, com vários tipos de sensores eletrônicos.
"O edital deve ser lançado em dezembro. Trata-se de uma APP. São centenas de milhões de investimentos, mas o retorno vai ser maior. Trocamos todos os semáforos de Belo Horizonte de lâmpadas incandescentes por LED, desde 2009, o que nos custou R$ 8 milhões, mas o retorno foi maior. A economia que você tem em termos de energia e manutenção, como troca de lâmpadas queimadas, paga o investimento em curto prazo", afirmou Lacerda. "Vamos ter uma iluminação melhor, gastando menos energia", completou.