Jornal Estado de Minas

Manifestantes anunciam fim na ocupação da Câmara de BH

Integrantes do Tarifa Zero anunciaram na manhã desta sexta-feira que encerraram a ocupação na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Os manifestantes estão acampados na Casa há dias em protesto contra o aumento da passagem de ônibus de R$ 3,10 para R$ 3,40. Um ato chamado de “Festa de Despedida da Câmara Ocupada” está marcado para a noite de hoje.

Na quarta-feira, o presidente o Legislativo municipal, vereador Wellington Magalhães (PTN), entrou com pedido de reiteração de posse na Justiça. O parlamentar alegou que a ocupação estava atrapalhando o funcionamento do local. Em nota, os ativistas denunciam "condenação moralista da realização de atividades culturais e festivas em uma ação política" e dizem que não foram procurados pela Câmara para tratar do assunto.

Desde o início da ocupação, o Tarifa Zera tentou o apoio de vereadores para a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o último reajuste e a realização de uma audiência pública para discutir a questão. Segundo os manifestantes, sete parlamentares assinaram o pedida de instauração da investigação.

A elevação tarifária do transporte público belo-horizontino é alvo de contestação de movimentos sociais, que realizaram quatro manifestações em um mês na capital.
A primeira delas, em 12 de agosto, terminou em conflito entre policiais militares e ativistas no Centro da capital. A Defensoria Pública e o Ministério Público de Minas Gerais também contestaram o aumento. .