Os motoristas que passam pela BR-040 em Itabirito, Região Central de Minas Gerais, na tarde desta quarta-feira, encontram lentidão no trânsito devido ao deslocamento de uma carreta com carga excedente. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por volta das 15h o veículo estava na altura do quilômetro 578, no sentido BH/Rio de Janeiro. Estão programadas paradas estratégicas, para desafogar o tráfego.
Conforme o em.com.br informou na semana passada, os motoristas que precisarem passar pela BR-040 nos próximos dias deverão redobrar a atenção. De acordo com a Via-040, concessionária que administra a pista, o trecho do Km 527, em Contagem, na Grande BH, e 772,6, em Juiz de Fora, foi alterado em função do deslocamento de carga excedente. A previsão é de que o veículo transportador percorra a rodovia por 12 dias, com destino ao porto de Itaguaí, no Rio de Janeiro.
PROBLEMAS
Em agosto, o trânsito na BR-262, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, ficou lento por causa do transporte de uma carga excedente. Duas faixas da rodovia foram interditadas para o deslocamento da carreta, que se deslocava em velocidade média de 5 km/h.
Em Julho, o trânsito nas BRs 262 e 381 também ficou prejudicado pela passagem de uma carreta com carga excedente. O veículo transportava uma carga que pesava 540 toneladas. O deslocamento começou por volta das 15h na BR-262, em Juatuba, na Região Central de Minas Gerais. O trânsito precisou ser interditado no sentido Belo Horizonte e houve congestionamento. Dias antes, o mesmo comboio prejudicou o tráfego em Juatuba.
No mês de maio, depois de 20 horas e meia de interdição, equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Autopista Fernão Dias e de uma empresa particular conseguiram retirar a carreta com carga excedente que fechava parte da BR-381 em Careaçu, no Sul de Minas Gerais. O veículo ficou parado no km 812 por quase 24 horas.
A BR-040 registrou, em abril, problemas com uma carreta que levava um transformador para ao porto de Itaguaí (RJ). O veículo travou no Anel Rodoviário de BH e depois causou lentidão na rodovia federal quando seguiu viagem. Na Fernão Dias, foram três interdições, entre abril e maio, relacionadas com esse tipo de transporte. Em um dos casos, a rodovia ficou fechada por 31 horas.