A primeira composição que integra a nova frota de trens do metrô de Belo Horizonte começou a transportar passageiros nesta quarta-feira e fez viagens entre as estações Eldorado, em Contagem, e Vilarinho, na capital. O veículo passou por uma série de testes obrigatórios entre os dias 3 e 13 deste mês e, por enquanto, está operando apenas fora dos horários de pico. A expectativa é de que os outros trens entrem em circulação gradativamente nos próximos dias, elevando para 35 o número de trens que integram o sistema. O em.com.br fez imagens do equipamento em funcionamento nesta tarde.
Com visual mais moderno e capacidade para até 1,3 mil pessoas, as novas composições têm alguns itens que agregam mais conforto ao metrô de BH. Entre as mudanças em relação aos antigos veículos, estão portas e janelas mais largas, ar-condicionado, sonorização digital e um circuito fechado com câmeras para monitoramento interno e externo. Os trens também têm 32 monitores para facilitar a comunicação visual e a divulgação de campanhas.
O trabalho do maquinista também deve ser otimizado, já que segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os profissionais terão em seus consoles telas sensíveis ao toque que vão fornecer dados e parâmetros funcionais e operacionais da composição em tempo real.
As novas composições também vão proporcionar conforto aos passageiros com necessidades especiais, gestantes e idosos. Os assentos preferenciais serão mantidos, como nos trens antigos, e há também uma área reservada aos cadeirantes.
Os trens têm ainda painéis de LED com data, horário, a próxima estação e o lado de desembarque. Na abertura de portas, além da tradicional campainha, uma indicação luminosa funciona de forma simultânea, o que orienta deficientes auditivos, reforçando as mensagens educativas veiculadas pelo sistema.
Leia Mais
Últimos testes dos novos trens do metrô de BH acontecem em setembro Carga e vagões que obstruem via em Itaúna devem ser retirados até o fim da tarde de terça-feiraUsuários aprovam metrô circulando até a 0h em Belo HorizonteProjeto de lei quer estender horário de funcionamento do metrô de BH em uma horaConstrução de novas linhas do metrô de BH continua sem data para começarPopulação aprova viagem em novos trens do metrô de BH, mas ainda cobra melhoriasO trabalho do maquinista também deve ser otimizado, já que segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), os profissionais terão em seus consoles telas sensíveis ao toque que vão fornecer dados e parâmetros funcionais e operacionais da composição em tempo real.
As novas composições também vão proporcionar conforto aos passageiros com necessidades especiais, gestantes e idosos. Os assentos preferenciais serão mantidos, como nos trens antigos, e há também uma área reservada aos cadeirantes.
Os trens têm ainda painéis de LED com data, horário, a próxima estação e o lado de desembarque.
(Com informações de Cristiane Silva)
.