Jornal Estado de Minas

MINAS GERAIS

Paraguaios presos com 192 quilos de maconha são condenados por tráfico internacional

Três paraguaios foram condenados pelo Justiça por tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico em Frutal, Região do Triângulo Mineiro. De acordo com o Ministério Público Federam em Minas Gerais (MPF), Rolando Javier Gimenez, Rafael Ramirez Aguinagalde e Maria Selva Cuevas, foram flagrados pela Polícia Militar quando transportavam 191,5 quilos de maconha no fundo falso de uma caminhonete.

No dia 10 de outubro do ano passado, a Polícia Militar de Minas Gerais, durante patrulhamento de rotina na rodovia MG-255, no município de Frutal, abordou uma caminhonete Ranger, com placas do Paraguai, onde estavam os denunciados e uma criança.

Durante a revista, os policiais perceberam várias soldas e rebites no piso da caminhonete, indicando a presença de fundos falsos, onde acabaram encontrando 191,5 quilos de maconha distribuídos em 307 tabletes prensados. Posteriormente, apurou-se que os acusados partiram de Assunção, no Paraguai, para levar a droga até a cidade de Petrópolis (RJ).

Durante o interrogatório em juízo, Rolando Javier confessou ter sido contratado por uma pessoa chamada Juan Carlos para transportar a maconha para o Brasil mediante o recebimento da quantia de cinco mil reais. Rafael e Maria, por sua vez, apresentaram versões que foram consideradas, pelo juízo federal, como contraversas, além do fato de terem entrado, várias vezes, em contradição, ao tentarem justificar o motivo da viagem.

Para o juízo federal, não há dúvida de que os réus integram organização criminosa voltada ao tráfico internacional de drogas, tanto pelo "modus operandi utilizado” quanto pelo fato de que a grande quantidade de entorpecentes.

Rolando Javier recebeu pena de 18 anos e 8 meses de prisão, Rafael Ramirez, pena de 17 anos, e Maria Selva, pena de 17 anos, 1 mês e 10 dias..