Belo Horizonte ganhou reforço de 40% na frota de trens da linha 1 do metrô (Eldorado/Vilarinho) e, agora, além das atuais 25 composições, passa a contar com 10 novos trens de superfície. Os veículos modernos, com ar-condicionado, mais espaçosos e com os quatro vagões interligados, têm circuito de monitoramento por câmeras e sonorização digital das mensagens de informação aos usuários. O ar futurista dos veículos de formas arredondadas, além dos diferenciais em relação aos carros antigos, impressionou usuários ontem, segundo dia de operação com passageiros. A inauguração ocorreu com uma composição e a segunda deve operar a partir de hoje. Embora tenham aprovado os vagões, usuários voltaram cobrar a antiga promessa de construção de novas linhas, ainda sem data de início das obras.
Leia Mais
População aprova viagem em novos trens do metrô de BH, mas ainda cobra melhoriasMais moderno, novo trem começa a circular nas estações do metrô de Belo HorizonteÚltimos testes dos novos trens do metrô de BH acontecem em setembro Usuários aprovam metrô circulando até a 0h em Belo HorizonteFalha em trem causa confusão e atrasos no metrô de Belo HorizonteProjeto de lei quer estender horário de funcionamento do metrô de BH em uma horaO aumento depende da ampliação da linha 1, que vai adequá-la para ser interligada a outros três ramais previstos: linha 2 (Barreiro/Nova Suiça); linha 3 (Lagoinha/Savassi) e linha 4 (Novo Eldorado, em Contagem, ao município de Betim, ambos na Região Metropolitana de Belo Horizonte). Já houve liberação de recursos para os projetos e os estudos estão prontos, de acordo com a Metrominas, empresa estadual criada para planejar, implantar, operar e explorar os serviços de transporte de passageiros sobre trilhos na RMBH. As obras, porém, não têm previsão.
Questionados ontem sobre a abertura dos canteiros de obra para alavancar o metrô, os órgãos envolvidos com o assunto não informaram o novo cronograma. Segundo o Ministério das Cidades, não haveria tempo hábil ontem para apurar dados sobre o assunto. A Metrominas informou ser responsável apenas pelos projetos, enquanto a CBTU destacou que os projetos de ampliação estão sendo tratados diretamente pelos dois outros órgãos.
Enquanto não há previsão para expansão do sistema, passageiros avaliam que os vagões vão amenizar alguns dos problemas enfrentados diariamente, mas esperam outras melhorias.
Os novos trens chegaram a BH em novembro do ano passado e desde então passavam pela fase de testes.