A Polícia Civil apresentou, na manhã desta sexta-feira, Herbert Santos Silva, o Mamão, de 19 anos. Ele é suspeito de espancar e matar um jovem em janeiro deste ano Aglomerado do Papagaio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte e também pode estar envolvido em assaltos ônibus em que as vítimas eram escolhidas pela cor da pele.
Segundo o delegado Anderson França, Herbert foi preso pela morte de Maik Perdigão Campos, de 20 anos, na madrugada de 17 de janeiro. O crime foi motivado por uma briga entre a vítima e Pedro Lucas Bispo Ferreira, de 21 anos, o Pedrinho, por causa de um imóvel.
Segundo as investigações, Maik não tinha envolvimento com a criminalidade. Na época, ele namorava uma jovem e os pais eram contra. Por causa disso, saiu de casa e alugou um barracão que fica no mesmo lote dos pais de Pedrinho, que começou a implicar com o rapaz e exigir que ele deixasse o imóvel. A vítima passou a ser perseguida, e disse que iria procurar outra casa, mas não houve tempo.
Na madrugada do crime, Maik havia acabado de desembarcar de um ônibus com a namorada, quando foi espancado por Pedro e seu amigo, Herbert. Logo em seguida, Pedro deu vários tiros na cabeça do rapaz, que morreu. Uma semana depois, eles tentaram matar a namorada da vítima, porque ela havia presenciado o crime.
Durante as investigações, a polícia chegou aos nomes de Herbert e Pedro, que não foi localizado. Herbert foi detido em Esmeraldas, na região metropolitana. Na casa dele em Belo Horizonte foram apreendidos uma arma de fogo e um pendrive com dados de uma outra pessoa. A polícia conseguiu localizar o proprietário, que reconheceu o suspeito e Pedrinho como autores de um dos assaltos em que os criminosos rendiam passageiros de ônibus na Região Centro-Sul de Belo Horizonte e roubavam quem não era negro ou pardo, alegando que são “trabalhadores”.
Os crimes eram cometidos por um trio e a polícia acredita ter prendido um dos envolvidos.
Durante a apresentação nesta sexta, Herbert negou envolvimento nos crimes. Ele disse ter uma ficha limpa depois dos 18 anos mas, quando era menor, cometia assaltos em pontos de ônibus. Ele e Laudir foram levados para o Centro de Remanejamento de Presos (Ceresp) de Betim. .