Moradores de Belo Horizonte podem se preparar para enfrentar mais calor e tempo seco na cidade até pelo menos a próxima segunda-feira. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê sol forte com poucas nuvens na capital mineira neste fim de semana, com a possibilidade de bater o recorde de temperatura para o inverno, que foi de 33,8 º C, registrado em 1º de setembro. A preocupação é com a baixa umidade. O índice aumentou nesta sexta-feira e chegou a 17%, pouco maior do registrado na quinta-feira, que foi 14%. O valor ainda é considerado estado de alerta pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pode causar riscos a saúde.
Leia Mais
Umidade relativa do ar vai a 14% e deixa BH em estado de alertaDefesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar nos próximos dias Umidade relativa do ar vai a 22% e deixa BH em estado de atençãoDefesa Civil alerta para baixa umidade relativa do ar em BHPrepare-se: frio rigoroso traz desafios para BH Homem é condenado a 81 anos de prisão por abusar das quatro filhas em Minas GeraisA temperatura nesta sexta-feira subiu. Hoje os termômetros chegaram a marcar 32,7ºC. A tendência é de aumentar mais no fim de semana. “Podemos ultrapassar o recorde de temperatura do inverno, que foi de 33,8ºC. No sábado e domingo a previsão é de 33ºC e na segunda-feira, 34ºC”, comenta Ladeia.
As altas dos termômetros nesta época do ano não é comum, segundo o meteorologista.
Os mineiros também vêm sofrendo com a baixa umidade do ar. Na quinta-feira, BH atingiu a menor umidade relativa do ar no ano, 14%. Nesta sexta-feira, o índice subiu para 17%, que ainda é risco para a saúde. O menor valor no estado foi registrado em Espinosa, na Região Norte de Minas Gerais, 10%. Outras cidades também entraram em estado de alerta, com umidade abaixo de 20%.
A previsão nos próximos dias é que o índice fique entre 16% e 18% na capital mineira. Cidades das regiões Norte, Noroeste e Triângulo Mineiro também terão umidade relativa do ar abaixo dos 30%, que já é considerado risco para a saúde. Para evitar acidentes, doenças e desidratações é aconselhável beber muita água, evitar atividades ao ar livre e exposição ao sol, especialmente entre 14h e 16h – período em que o tempo fica mais seco.
Veja dicas para combater o tempo seco
- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;
- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;
- Evitar frituras;
- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;
- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;
- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;
- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;
- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190) .