Jornal Estado de Minas

Ambev faz ação pelo consumo consciente de bebida

"Nossa ação tem três objetivos: orientar as pessoas a beber com moderação, destacar a importância de não se vender cerveja para menores de 18 anos e conscientizar as pessoas a não dirigir depois de beber". Com essas palavras, Bernardo Novick, diretor comercial regional da Ambev em Minas Gerais, resumiu as atividades desenvolvidas nesta sexta-feira no "Dia da Responsa". Cerca de 3 mil profissionais da empresa, ocupantes de cargos de supervisão e gerência de vendas, interromperam suas atividades para visitar pontos de vendas do país e treinar profissionais de bares e restaurantes sobre a venda responsável de bebidas alcoólicas.

Em Minas Gerais, a Ambev fez blitzes com distribuição de mensagens sobre consumo responsável em cerca de 1,5 mil bares e restaurantes, mobilizando 400 pessoas. Bernardo Novick e Rodrigo Cabaleiro, gerente regional de marketing, informaram que o "Dia da Responsa" acontece em 24 países e foi criado há seis anos, no Brasil. "Queremos criar o hábito de se pedir o documento identidade do consumidor no momento da venda, além de alertar as pessoas sobre os riscos do consumo excessivo associado à direção", lembrou Novick.

Além do "Dia da Responsa", a Ambev desenvolve várias ações de conscientização sobre consumo moderado de bebida, entre elas o "Supermercado de Responsa", parceria com redes de supermercados que objetiva evitar que que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas nesses estabelecimentos. Um software instalado nos caixas dos supermercados identifica os códigos de barra das bebidas alcoólicas. Quando isso ocorre, o operador do caixa é alertado e solicita do comprador um documento de identidade. A data de nascimento do cliente é inserida na máquina e a venda só é autorizada quando se comprova que o comprador tem mais de 18 anos..