Jornal Estado de Minas

Incêndio atinge o Parque da Serra do Rola-Moça


Incêndio no Parque da Serra do Rola-Moça mobiliza o Corpo de Bombeiros na tarde deste domingo. De acordo com os militares, as chamas se alastram rapidamente pela vegetação nas proximidades do Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Duas viaturas estão empenhadas, além de brigadistas locais. As ocorrências de incêndio neste ano, até agosto, superam em 26,72% as do ano passado, segundo números do Corpo de Bombeiros.

Segundo os bombeiros, o incêndio é de grandes proporções. O helicóptero da corporação foi acionado para ajudar no combate às chamas. Os motoristas que retornam do distrito de Casa Branca, em Brumadinho, para Belo Horizonte são obrigados a passar por outro percurso. Devido à fumaça, a estrada que corta o parque está fechada. Com isso, a alternativa é seguir por Piedade do Paraopeba e sair na BR-040 em frente à lagoa do condomínio Alphaville.

A mudança de rota quase dobra o total a ser percorrido, passando de 35 para 60 quilômetros. A dona da pousada Morada dos Pássaros, em Casa Branca, Alessandra Alves, conta que os hóspedes das pousadas da região foram alertados para o desvio.

Morador de Casa Branca, Marcel Vasconcellos conta que mais de 50 pessoas, entre bombeiros e voluntários, trabalham para tentar apagar o incêndio. Segundo ele, o incêndio começou por volta de 10h. As chamas estão concentradas na unidade de conservação, o que forçou a administração do parque a fechar a estrada de acesso ao Rola-Moça. Por enquanto, não há risco para residências localizadas nas proximidades do parque.

Até agosto, foram 2.423 ocorrências de incêndio no estado atendidas pelo Corpo de Bombeiros. No ano passado, no mesmo período, foram 1.912 casos. Segundo o Corpo de Bombeiros, neste ano, a área queimada no Rola-Moça é de 29,24 hectares em 34 ocorrências.

No ano passado, foram 697,68 hectares. Em 2013, foram 39,25 hectares.

No Sul de Minas, um incêndio já atingiu mais de 3 mil hectares do Parque da Serra da Boa Esperança, mais da metade da área total da unidade. A queimada começou na sexta-feira. Mais de 30 pessoas trabalham de lá para cá para controlar as chamas com auxílio de uma aeronave do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

CLIMA

Segundo o 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia, depois de marcar 34°C no sábado, as temperaturas aliviaram um pouco neste domingo. Os termômetros marcaram 31,2ºC. A umidade relativa do ar é de 21%. "O calor teve seu pico e perde intensidade", afirma o meteorologista Cléber Souza. Não há previsão de chuva ao longo da semana.
Segundo ele, a massa de ar seco continua predominando no estado.

.