De janeiro a setembro, o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais registrou 240 ocorrências de afogamento em todo o estado. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira.
Os acidentes aconteceram no Bairro Serra Verde, na Região de Venda Nova, em Lagoa Santa e em Pedro Leopoldo, onde um homem saltou na Lagoa dos Cochos e não retornou. Os bombeiros fizeram buscas até o início da noite de domingo, mas as vítima não foi localizada. Os trabalhos de resgate foram retomados nesta segunda-feira.
O afogamento no Serra Verde aconteceu no sábado, quando um adolescente de 16 anos estava pescando e decidiu atravessar a lagoa a nado, quando se afogou. Em Lagoa Santa, na Grande BH, um homem de cerca de 30 anos pulou na água no Condomínio Estância das Amendoeiras e não retornou. Testemunhas disseram que ele estava alcoolizado.
Este mês, a morte de uma adolescente de 13 anos gerou comoção em todo o estado. Raika de Freitas Oliveira se afogou em 6 de setembro no Rio Manhuaçu, em Aimorés, na Região do Vale do Rio Doce, ao tentar salvar um cachorro que caiu na água. Bombeiros e a prefeitura da cidade trabalharam por mais de 10 dias no local, que tem muitas pedras e correnteza forte. No entanto, apesar os esforços, o corpo não foi encontrado. As buscas foram encerradas no dia 17.