Jornal Estado de Minas

BH bate meta de imunização de animais e vacinação antirrábica é prorrogada


Os donos de animais de estimação ganharam mais um prazo para vacinar os seus bichos. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) prorrogou a vacinação antirrábica de terça-feira até sexta-feira. No último sábado, foram imunizados mais de 219 mil pets, acima da meta, que era de 216 mil.

A campanha contou com a participação de 2,5 mil profissionais, que ficaram em 521 postos espalhados pela cidade. Foram imunizados 189.728 cães e 29.869 gatos.

Os moradores poderão procurar postos nas nove regionais da cidade. No Barreiro, ele ficará no Centro Cirúrgico, no Bairro Bonsucesso. Na Região Centro-Sul, o atendimento acontecerá na Gerência de Controle de Zoonoses, no Bairro Funcionários.
Na região Leste, na Casa de Apoio de Zoonoses, no Bairro Pompéia. Nordeste no Centro de Saúde Cidade Ozanan, no Bairro Ipiranga.

Na Região Noroeste, os animais podem ser levados ao Centro Cirúrgio Noroeste, no Bairro Caiçara. Na Regional Norte, a imunização ocorrerá no Centro de Controle de Zoonose, no Bairro São Bernardo. Na Oeste, no Centro Cirúrgico Oeste, no Bairro Salgado Filho. Na Pampulha, Centro de Santa Terezinha, no bairro de mesmo nome. Em Venda Nova, será em dois pontos, no Centro de Saúde Andradas, no Bairro Venda Nova, e no Centro de Saúde Rio Branco, no Bairro Rio Branco.


A raiva é uma doença fatal, causada por um vírus que acomete mamíferos, tais como cães e gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e pode atingir os humanos. A doença é transmitida principalmente pela mordedura e arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes. Devem ser vacinados cães e gatos, a partir de três meses de idade.

Os cães devem ser levados contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos. Os gatos devem ser conduzidos em gaiolas, transportadores, contidos em sacos de linhagem ou enrolados em cobertores ou mantas para facilitar a vacinação. Os animais vacinados não devem ser submetidos a esforços físicos após a vacinação..