Jornal Estado de Minas

Umidade relativa do ar volta a cair e Belo Horizonte continua em estado de alerta

Os moradores de Belo Horizonte e região metropolitana devem continuar bebendo muita água e evitando exposição ao sol durante a tarde. É que a umidade relativa do ar voltou a cair na capital, depois de um fim de semana extremamente seco. No sábado, o índice chegou a 10%, no domingo foi a 26% e hoje caiu para apenas 21%. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por volta das 15h desta segunda-feira, os termômetros marcaram 31°C em BH. A data mais quente do inverno ainda é a que foi registrada no primeiro dia de setembro, quando os belo-horizontinos sofreram com o calor de 33,8°C.

Ainda conforme o Inmet, a semana deverá ser de céu claro e tempo seco em Belo Horizonte e em grande parte do estado. Neste fim de semana, não choveu em nenhuma cidade de Minas Gerais, o que contribui para a elevação o calor e deixa a umidade relativa do ar baixa. Nesta segunda-feira, a cidade que teve a situação mais crítica foi Capinópolis, na Região do Triângulo Mineiro, que registrou apenas 19% de umidade.

O calor é provocado por uma massa de ar seco que está sobre a Região Sudeste do Brasil. O que chama a atenção dos meteorologistas é que este fenômeno não é comum para esta época do ano.


A primavera começa às 5h20 de quarta-feira. A estação marca a transição entre os períodos seco e chuvoso. Durante a primavera, as pancadas de chuva ocorrem muitas vezes no fim da tarde e noite, por causa do aumento da umidade e do calor

Veja dicas para combater o tempo seco

- Beber muita água por dia e sucos naturais, para evitar a desidratação;

- Preferir alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas;

- Evitar frituras;

- Dormir em local arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda colocar uma bacia com água;

- Evitar atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas;

- Evitar banhos com água muito quente, pois ressecam ainda mais a pele;

- Em caso de problemas respiratórios procurar um especialista;

- Em caso de incêndio em mata ou floresta, avise imediatamente, ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia (190) .