Jornal Estado de Minas

Combate a incêndio no Parque do Rola-Moça continuará nesta terça-feira

O combate ao incêndio que atinge o Parque da Serra do Rola-Moça, nas proximidades do Jardim Canadá, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, continuará nesta terça-feira. Durante a noite, uma equipe de brigadistas continuará os trabalhos de contenção em pontos específicos do parque e aguardará o retorno dos mais de 130 combatentes que regressarão às 5h. O fogo já dura mais de 32 horas e destruiu uma área de cerca de 450 hectares de vegetação.

Apesar de considerar o incêndio praticamente controlado, o diretor do parque, Marcus Vinícius Freitas, revela que a queimada só poderá ser extinta nesta terça-feira. "Estamos desmobilizando, pois o pessoal precisa revezar. Mas acredito que amanhã terminaremos o combate e faremos o rescaldo", conta o diretor.

A direção do parque determinou que 33 brigadistas permaneçam no combate em pontos específicos do parque. "São pontos entre os mananciais do Bálsamo e de Taboões, com vegetação de mata atlântica. No local, tem muita 'serrapeleira', que é um material orgânico em diferentes estágios de decomposição", disse Freitas. Segundo ele, por ser mata fechada de grande porte, não é possível combater o fogo com chicotes e abafadores.

O diretor disse que, somente após o fim do combate e a análise da situação, será possível definir a área atingida pelas chamas.
"Usaremos avião com GPS (Sistema de Posicionamento Global) e estimativa por área no Google para confirmar", revela. Até a noite desta segunda-feira, Instituto Estadual de Florestas (IEF) estimava que o fogo consumiu 450 hectares de vegetação. O Corpo de Bombeiros informou que as chamas destruíram uma área de cerca de 1.400 hectares, o equivalente a mais de um terço da área total do Rola-Moça, de 3,94 mil hectares.

Incêndios no fim de semana

O Corpo de Bombeiros divulgou, nesta segunda-feira, o balanço das ocorrências de incêndio em áreas verdes atendidas pela corporação durante o fim de semana, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. De acordo com as informações dos militares, foram registradas 122 chamadas - 57 no sábado e 65 no domingo. Os registros são referentes ao período de 00h do sábado às 11h59 do domingo.

.