A população de Pará de Minas, de 84,21 mil habitantes, a 86 quilômetros de Belo Horizonte, na Região Centro-Oeste do estado, voltou a conviver com o racionamento de água nesta terça-feira. A situação se agravou em função da seca, cujos efeitos aumentaram nos últimos dias com a elevação da temperatura. Com o rodízio, os bairros da cidade vão receber água em dias alternados.
Devido à longa estiagem, os moradores de Pará de Minas começaram a sofrer com o drama das torneiras secas no segundo semestre de 2014 e no começo deste ano. Após as chuvas de março, o abastecimento foi normalizado. Em agosto, a população voltou e enfrentar o racionamento, suspenso no início deste mês, após chover na região. No entanto, como as chuvas foram poucas, o rodízio foi retomado nesta terça-feira pela concessionária do sistema de saneamento da cidade, a Águas de Pará de Minas.
Leia Mais
Pará de Minas: TJ anula licitação que escolheu empresa de abastecimentoCrise hídrica seca as torneiras de Pará de Minas e afeta de casas a postos de saúdeCopasa perde briga na Justiça e deixa de operar em Pará de MinasPrefeitura de Ipaba fica fechada por falta de águaAntônio Júlio salienta que tem sido de fundamental importância economia de água pelos moradores de Pará de Minas durante o racionamento, forçado pela crise hídrica. “Se não fosse o apoio da população, a situação do município estaria muito crítica, observa o prefeito. “Existem muitos moradores que estão tomando banho em bacia para depois reaproveitar a água no vaso e em outros fins”, completou Antônio Júlio.
A Empresa Águas de Pará de Minas faz campanha, pedindo a população para economizar, a fim de não comprometer a chegada da água nos bairros das partes mais altas da cidade. Mesmo com a campanha, em alguns locais, os moradores são atendidos com caminhões-pipas. Além das informações divulgadas em seu site, a concessionária disponibilizou um telefone gratuito (0800 942 0404) para o atendimento à população.
Conforme o cronograma divulgado pela empresa, nesta terça-feira, foram abastecidos os bairros Santos Dumont, Bela Vista, São Francisco, Santo Antônio, São Luiz, Vila Maria, Santa Edwiges, Providência, Eldorado, Recanto, Vila Ferreira, São José, Jardins, Vila Sinhô, Coração de Jesus e Dona Flor.
Nesta quarta-feira, a água vai chegar nas torneiras das residências dos bairros Grão Pará, Novo Horizonte, São Pedro, União, JK, Conjunto Habitacional São Vicente de Paulo, Esplanada, Ozanã, Xavier Capanema, Nossa Senhora de Lourdes, Padre Libério, Jardim Serra Dourada, São Paulo, Prefeito Walter Martins e Residencial Capanema..